Page 14 - Partners Book 2021.indb
P. 14
CONSELHOS ÚTEIS PARA UMA BOA SELEÇÃO DE AGÊNCIA
Entendemos o processo de seleção de agência como uma busca pela agência mais adequada para cada anunciante, para cada empresa e para cada produto. Não há uma melhor agência que as demais; há uma agência mais adequada às necessidades particulares de cada anunciante.
Como a qualidade da futura relação depende, em grande parte, do correto desenvolvimento do processo de seleção, propomos um novo modelo ao mercado, já implementado com grandes marcas no Brasil. Trata-se do modelo Inside-Out. O novo formato nasce da própria experiência realizando concorrências tradicionais em um passado não muito distante. E digo “tradicional” porque é o método de seleção de agência mais utilizado historicamente no setor, em todos os países do mundo. Para referenciá-lo ao longo do texto, no entanto, o chamarei de Outside-In, ou seja, de fora para dentro. E a alternativa sobre a qual escrevo chamarei de Inside-Out, de dentro para fora.
E por que os chamo assim? Simplesmente porque a nova proposta, Inside-Out, busca entender como a agência funciona por dentro, como resolvem seus problemas, como está tecnicamente preparada e, sobretudo, quem são as pessoas do dia a dia. Já o método Outside- In foca seus esforços em avaliar a entrega final, sua proposta criativa diante de um briefing da marca, de fora para dentro. Nós, que já passamos por processos de concorrência, presenciamos a magnífica encenação de uma ideia bem argumentada por grandes profissionais desenvoltos e repletos de recursos. No entanto, muitas vezes, o trabalho dos bastidores foi realizado por equipes
externas (freelancers) da agência - focada em atender a seus clientes atuais. Outras vezes, as apresentações de concorrência respondem a briefings irreais ou a propostas que nunca chegam a ser realmente concretizadas. Entre um ou outro sistema, tudo dependerá do que a marca procura e como prefere avaliar as agências em um processo de seleção.
Após praticamente um ano desenvolvendo o método Inside-Out tivemos a oportunidade de viver experiências distintas devido a flexibilidade que o método permite. Cada um dos clientes nos desafiou a adaptar o método de acordo com sua situação e seus diferentes objetivos. Dessa forma, o Inside-Out variou desde um processo completo, no qual começamos avaliando todo o mercado de agências, estabelecendo diferentes etapas de filtros até se chegar à etapa final, realizada em workshops (como foi o processo que coordenamos para a AMBEV, BEACH PARK, BRADESCO, BRADESCO SEGUROS, BRASKEM, BRF, CIELO, ELOPAR, GRUPO PETRÓPOLIS, IKEA, J. MACÊDO, LEROY MERLIN, LIBERTY SEGUROS, McDONALD’S, NEXTEL, NORAUTO, OUTBACK, OVOMALTINE, PERDIGÃO, RAIZEN, SADIA, SANTANDER, SKY, SUMUP, XP INVESTIMENTOS entre outros, a um trabalho de facilitação focada na parte final dos workshops, para marcas que contam com um forte entendimento do mercado de agências (como foi o caso do processo do Santander que, ao observar sistematicamente o mercado, selecionou de forma criteriosa as cinco agências que participariam da etapa final de decisão). Neste caso, o workshop foi adaptado para servir de apoio e debrief de todo a entrega realizada pelas agências finalistas, tendo sido eficiente para
P. 012